sexta-feira, 3 de abril de 2009


PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO


Foi criado no intuito de assegurar ao cidadão comum uma maior sensação de segurança e tranqüilidade na cidade de Fortaleza, que é uma das grandes metrópoles em índices de violência no país. Esse projeto garantiu a eleição a Governador do Ceará de Cid Ferreira Gomes, do clã Ferreira Gomes. Antes disso ele só tinha sido prefeito da cidade de Sobral, um dos grandes municípios do Estado do Ceará.

Pois bem, em tese o Ronda do Quarteirão é um policiamento comunitário, preventivo e mais próximo da população. Que evitariam os constantes assaltos pela sua presença constante nos bairros, além de imprimir um certo temor aos meliantes. Em todos os bairros, um carro (Hilux importada) com quatro policiais estará 24 circulando o bairro. Este carro é equipado com ar-condicionado, câmeras, computador de bordo e o mais importante equipamento, um telefone com o qual a população aciona a “viatura” em caso de emergência.
Todo bairro tem um n° de telefone correspondente à sua viatura.
Na prática, o Ronda do quarteirão não consegue dar conta da insegurança instituída na cidade (ele também já está implantado em alguns Municípios do Estado), porque não consegue ser preventivo, não dá conta da demanda dos bairros (uma viatura para bairros grandes é insuficiente), só chega após haver o assalto, o roubo, a morte. Registra a ocorrência (mas não faz B.O.) e vai à busca dos assaltantes. Quantos prenderam até hoje? No meu bairro? Não se tem conhecimento. Todas as pessoas que foram assaltadas nunca viram seus algozes presos, muito menos suas coisas recuperadas. E pasmem, os assaltantes são sempre os mesmos. Mas nunca se consegue prendê-los. Vocês podem imaginar o quanto de recurso público foi gasto nesse Projeto, pois eu digo, astronômicos.

Infelizmente o Ronda do Quarteirão é hoje motivo de descrédito e piada na cidade, além de desperdício de dinheiro. Só vemos os policiais, muito bem fardados (eles vestem Lino Vilaventura - o mesmo que veste artistas como Xuxa Menguel), com status de policiamento especial, passeando de Hilux pela cidade. Verdade seja dita, a propaganda do até então candidato a governador Cid Ferreira Gomes, de que em 5 minutos após ser acionada, a viatura do Ronda já estará na sua porta, é verdade. Eles chegam rapidinho. Mas só pra constatar a revolta e a indignação do cidadão que se vê lesionado, sem seus pertences ou até sem a própria vida.

Nós bem sabemos que a questão da violência é alimentada pela desigualdade social gritante e alarmante, pela má distribuição de renda, pelo pouco aceso às condições dignas de moradia, trabalho, renda e educação da população pobre do meu Ceará. A gente sabe que não é com policiamento que se mudará a realidade desse país. Enquanto isso, como bem profetizou o filósofo e antropólogo Chico Science, "o de cima sobe e o de baixo desce!"
O buraco é mais embaixo, não é, meu povo? Mas enquanto houver mídia no país das maravilhas, tudo será permitido. Tudo será vendido!

Ah, agora ele tem um novo hiper, mega e caro projeto, quer construir um aquário gigante na Praia de Iracema para incrementar o turismo no Estado.

Alguém duvida que vire realidade?

Nenhum comentário: