segunda-feira, 8 de setembro de 2008



BEZERRA DE MENEZES, O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO

Encontra-se em cartaz nas salas de exibição de todo país o filme sobre o médico cearense que foi considerado o médico dos pobres e grande divulgador e trabalhador da Doutrina Espírita.
O filme na minha concepção é uma aula de fé, caridade e amor ao próximo. Além de desmistificar e explicar a Doutrina, sem fantasias ou falsas e tolas concepções. É lindo, tocante e reflexivo. Um filme de baixo orçamento com falhas claras, mas sua mensagem é muito maior que seus recursos técnicos e cinematográficos. O mais fantástico ainda é que está ultrapassando muitas bilheterias no Brasil inteiro e com isso muitas e muitas pessoas terão acesso aos ensinamentos de Kardec e no mínimo discutirão a respeito, no máximo estimulará leituras, conhecimentos e desmistificações. Há ainda a participações de alguns cearenses na trama o que exalta nossa coapcidade em produzir arte numa área tão carente em termos de oportunidade e de trablhar os temas transcendentais.
Aqui registro duas questões que são tocadas de forma muito sensível, o aborto e direito à vida e a profissão e missão de cada um, como cada um dentro da sua vida pode contribuir para um mundo melhor, doando um pouco de si aos outros.


Agora uma das falas mais fortes e emocionantes:

"O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida".

Bezerra de Menezes


Ah, nem precisa dizer que indico que assistam; mesmo assim:


vale a pena sair de casa e ir assistir...

Um abraço,


Goretti Feitosa




Nenhum comentário: