sexta-feira, 23 de abril de 2010


Os livros

Ontem assisti alguns programas de tv falando sobre as novas mídia tecnológicas na área da escrita e da literatura que estão mexendo com o mercado de editoras. Os leitores de livros virtuais. No caso, a bola da vez é o IPad da Appe. E como hoje é o dia internacional do livro, resolvi abordar o assunto.
Vejamos, a tecnologia é sempre algo que me estimula bastante e como é bom poder ter vários livros juntos num só local quando se está viajando. Não ocupa espaço na mala. Nem dá problema alérgico por causa dos famosos ácaros. No mais, fico pensando nas reais vantagens desse novo jeito de ler livros.
E o prazer de folhear as páginas? E o cheiro de livro novo? E colocar mais um na sua estante, na sua biblioteca tão construída, tão em desenvolvimento como a própria vida?
Quem pode substituir tudo isso?
Acho bacana, mas acredito que o livro é mesmo um objeto transcendente como disse Caetano na música Livros.
Ou como disse Clarice em Felicidade Clandestina: " Não era mais uma menina com um livro. Era uma mulher com seu amante."
Os livros impresso não vão acabar enquanto houver alma humana habitando esse planeta, enquanto existirem pessoas apaixonadas pelas cores, linhas, letras e páginas que só o amor táctil é capaz de proporcionar.
Amo os livros e todos os livros que amo, tenho certeza, me amam também!

Nenhum comentário: