terça-feira, 21 de junho de 2011


Dicas para curtir Jeri...


Antes de ir pesquise bastante onde ficar, disso vai depender sua boa estadia, analise:

Preços - vejo o que cabe no seu bolso, mas não abra mão de qualidade;

Localização - veja no mapa da vila onde fica a pousada, se for muito distante do centro, não costuma ser muito legal;

Serviços -o que a pousada oferece? Café da manhã, internet, passeios?

Preste bastante atenção nas fotos, às vezes elas enganam a vista.

E leia comentários sobre o lugar, às vezes tem na própria página da pousada. O Orkut também te muitas comunidades de pessoas que foram e avaliaram tudo...

Não leve muita mala, o lugar pede roupas leves e certamente você vai precisar de pouquíssima roupa, visto que a maior parte do tempo você vai ficar de biquíni/sunga saída de banho e chinelo. Opte por levar mochila, é mais prático e você entra no clima alternativo do lugar.

Você pode sair de Fortaleza pela empresa Redenção que tem ônibus saindo do aeroporto e depois passa pela Av. Beira Mar. Ele sai diariamente de manhã e à tarde e demora cerca de 5 horas de viagem. O ônibus não para em nenhum lugar e vai até Jijoca de onde se pega uma jardineira até Jeri. Indo pela vila e praia do Preá. O percurso é lindo. Mas também tem pousadas que incluem o translado no seu pacote.

Nunca vá ou volte pela empresa que faz a linha de ônibus regular, pois para em toda rodoviária, o que faz a viagem ser mais demorada. A linha é a Fretcar.

De carro também não é lá muito boa ideia, porque você não poderá ficar usando na vila. Ele ficará parado na entrada, porque só carros autorizados podem trafegar dentro dela. Nem que você tenha um 4x4 e possa ir para os passeios, pois precisará, no mínimo de um guia, o que pode sair pelo mesmo preço dos passeios com os bugueiros. Mas se o seu caso é chegar logo e ter mais liberdade, reflita sobre a questão do carro e coloque na balança.

Falando nisso, nunca aceite ir aos passeios com bugueiro não credenciado. Isso é sério. Exija um que tenha o selo da associação dos bugueiros. E quando comprar o passeio pergunte o nome do bugueiro que vai leva-lo, porque eu não fiz isso e o cara que é credenciado não foi e mandou outro ir, um horror. Não fez o passeio à pedra que estava incluso, quis me cobrar por isso, ficou querendo vir mais cedo (o passeio é de 9 às 15h). Ruim mesmo. Um tal de Saruê.

Se possível faça todos os passeios, mas se não puder, prefira o que inclui as lagoas: azul, do paraíso e do coração. Tem incluso a ida à perda furada. O outro passeio é no mangue de onde se pode ver os pequenos cavalos marinhos no seu habitat.

No fim da tarde todo mundo sobe a famosa duna para assistir ao por do sol. Um espetáculo com direito à palmas no final... leve água pra beber, pois o percurso é um pouco íngreme e cansativo, mas o visual logo faz valer o pequeno esforço da subida. Ah, cuidado com câmeras, porque às vezes venta muito e como os grãos são muito finos, pode sujar e até arranhar a lente. Dica, grave o espetáculo dele se pondo, é sem igual.

Depois que ele se por, desça logo, não fique lá porque na praia sempre rola uma roda de capoeira.

A ida a Pedra Furada pode ser feita a pé que é um pouco demorada, mas vale a pena pelo visual. Também pode ser feita de charrete, mas esse pra mim é terrível pelo pobre do animal que tem que te carregar quando você poderia se propor a fazer uma excelente caminhada. E também pode ser feita de buggy. O melhor é ir à tarde porque o por do sol de lá também é fantástico. Se você for caminhando, vá de tênis...

Fiquei em dúvida entre duas pousadas bem no centro (na rua do Forró) A Capitão Thomaz que é bem grande e tem vista pro mar e a Blue Jeri, que é aconchegante e tem uma fabulosa jacuzi no alto com vista panorâmica pro mar e é ligada à Mosquito Blue uma das mais caras de lá. Você pode usar as cadeiras da praia e o restaurante da Mosquito Blue. Tem conexão wi-fi e o atendimento é muito bom, quartos lindos, é bem central e é pequena, bem intimista. Sem muita gente circulando. Já deu pra perceber que optei pela Blue Jeri e não me arrependi... ela é excelente. Mas se preferir, você pode ir e escolher a pousada lá, pois tem muitas opções para todos os bolsos.

Pra finalizar, ela tem ainda um bom atendimento, quartos lindos, é bem central e é pequena, bem intimista. Sem muita gente circulando.

O melhor é ir na baixa estação que os preços são melhores. Na alta estação tudo é mais caro lá, desde a diária até o refrigerante. Meu povo, o preço da latinha de refrigerante em alguns lugares chega a custar 4,00 R$.

Aliás você precisa levar dinheiro, primeiro porque lá não tem caixa eletrônico e segundo o uso de cartão é bem restrito, principalmente nos restaurantes. Mas se você não tiver levado suficiente, vá ao Mercadinho Tem de Tudo que eles passam o seu débito e te entregam o dinheiro, mas cobram 10% do valor retirado.

Se sua câmera der defeito, lá eles vendem ainda câmera analógica subaquática. É uma alternativa, no final das contas.

Nos passeios às lagoas a dica é a seguinte: vá alimentado, porque as comidas lá são bem caras, principalmente a da lagoa do paraíso. Para você ter ideia, uma porção de batata frita custa 15,00 R$, um absurdo! Tome água de coco, ou outra coisa básica.

Vamos agora aos restaurantes... eu fui a poucos, mas tem muita coisa boa na vila.

Primeiro o restaurante da Mosquito Blue que fica bem na praia, além de ser lindo, a comida é divina. Só é um pouco cara, mas vale. Além disso, toda noite tem música ao vivo e um dia na semana tem apresentação de capoeira. Durante o dia é bem bacana também.

Já o restaurante Tamarindo é divino, maravilhoso. Comi uma pizza fininha, com um sabor inigualável, excelente atendimento e uma belezura de lugar. Dá nem vontade de sair de lá.

Se quiseres comida barata, vá ao Baião de Dois que servem porções individuais. Bem barato mesmo e muito gostoso.

Fui à Creperia Naturalmente que tem um visual lindo, também de frente pra praia, mas achei o crepe muito oleoso, não sei se foi o sabor que eu pedi: queijo, manjericão e tomate. Enfim, muitas pessoas recomendam, eu não gostei.

Agora a melhor comida que provei lá foi num lugar vizinho a Dona Amélia que só abre à noite e trabalha com batatas recheadas que é uma divindade. É grande, barata e bem servida. E olhe que pedi a básica. Chama Potato, eu acho.

Fala-se muito bem do camarão no abacaxi da Dona Amélia, aliás, estava sempre cheio. Sinal de que a comida é boa. Mas infelizmente optei por outro restaurante quase em frente com um peixe grelhado. Deveria ter ido mesmo pra Dona Amélia. É um bocadinho caro também.

Dica: saia da rua do forró e da rua principal, vá à rua da padaria que tem restaurantes muito bons também: Sapão, Pimenta verde e Bistrogonoff.

Fala-se muito bem também do Leonardo da Vinci, mas achei tudo muito caro, prefiro mil vezes o Tamarindo.

É isso... fiz um resumão da minha viagem pra vocês, espero que tenham gostado e vão a Jeri...

Mais informações pelo: http://www.portaljericoacoara.com.br

E a comunidade Jericoacoara do Orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=40770

E esse site também:

http://www.feriasbrasil.com.br/ce/jericoacoara/dicas.cfm?IDgrupo=07



Nenhum comentário: